Sobre como o orgulho te impede de viver

sexta-feira, 6 de novembro de 2015


Esses sentimentos te impedindo de ser feliz, mas não é porque você quer. É simplesmente mais forte que você. Eu nem sempre fui orgulhosa na verdade eu não era nada orgulhosa acredite, eu podia ta certa ou errada, eu sempre queria mais era resolver as coisas queria que ficasse tudo bem logo, então eu sempre pedia desculpa, sempre tentava apaziguar qualquer tipo de situação conflitante e por muitas vezes lidei com o orgulho dos outros, com o tempo consequentemente isso não foi me fazendo bem, com o tempo eu fui aprendendo a analisar as situações e saber quando era válido ou não deixar meu orgulho de lado, isso foi crescendo até que coisas simples como pedir desculpas, se tornou algo catastrófico e complicadíssimo de se fazer. Eu simplesmente não consigo admitir as coisas, não importa o que seja, eu simplesmente não consigo fazer isso tão abertamente e com tanta facilidade.
Lendo um pouco sobre isso existem vários tipos de pessoas orgulhosas fui escolher logo a pior. Sobre ser orgulhoso:

Isto soa como aquelas brigas de criança, em que um fica de mal com o outro e o tempo passa mas nenhuma das duas cede porque quer mostrar que é melhor por não ceder.
O incrível é que, dizendo desta forma, parece simples de resolver (e realmente é), porém, para a pessoa orgulhosa é complicadíssimo. A pessoa diz para si mesma: “Como vou voltar a conversar ou pedir desculpas? Não posso, porque isto significaria que eu sou fraco(a) ou significaria que a outra pessoa é quem tem a razão”. O efeito de tudo isto é que há a manutenção do rancor, pela briga ou pelo desentendimento, há a continuidade da situação indesejada (a separação ou a distância) e de todo modo as coisas continuam como deveriam continuar, já que a pessoa não pode abaixar a sua crista, pois tem que se manter em seu orgulho.
A questão é que no final eu odeio admitir que sou sempre assim, inconscientemente eu raramente percebo que estou sendo orgulhosa até que alguém me diga, e de fato eu raramente peço desculpas ou tento amenizar a situação, é sempre tanto faz como tanto fez, quanto na verdade nem é. As vezes eu até quero ir e conversar, mas eu não consigo. Com o tempo eu venho aprendendo a lidar com o meu orgulho, ainda estou aprendendo a lidar com isso, é como se fosse um bebê, você se torna tão infantil que nem pode imaginar o quão ridículo isso é. E as vezes isso te impedi de viver, porque você fica preocupado em não ceder e pensando milhares de coisas que na verdade nem precisava pensar, as vezes a coisa é muito simples mesmo, é uma ligação, é dar um Oi, é mandar uma mensagem: perguntando se a pessoa ta bem. E eu ainda sinto raiva com misto de admiração pelas pessoas que conseguem engolir o orgulho e pedir desculpas, na verdade eu não devia sentir nada, porque essas pessoas são normais em admitir os sentimentos estando certas ou erradas. 
Acho que o primeiro passo é reconhecer que de fato você é orgulhoso e saber até que ponto isso interfere na sua vida e nas suas relações pessoais. Porque existem vários tipos e níveis de orgulho, porque no fundo no fundo todo mundo é um pouco orgulhoso. 
Como eu lido com isso no meu dia-a-dia, eu não lido. Procuro resolver as coisas na hora, uma boa conversa, confesso que ainda é difícil conversar abertamente e expor o que eu sinto, mas é tentando que se consegue.
Sobre as coisas que deixei de falar por orgulho, bom essas eu não volto atrás e olha que nem é por orgulho é porque as vezes não é tudo que conseguimos resolver, mas talvez hoje eu tentaria conversar com aquele meu amigo sobre a discussão tal pelo motivo tal, talvez eu não tivesse brigado com fulano por uma besteira e ficado sem falar com ele, talvez eu não tivesse dito coisas que eu disse a pessoas que eu considerava muito, dentre muitas coisas que eu poderia ter evitado se não fosse tão orgulhosa. 
Acho que no final ninguém tem que "ceder", mas se as pessoas procuram você depois de uma briga é porque você é realmente importante, meu orgulho estava me impedindo de mostrar o quanto algumas pessoas eram importantes na minha vida e no final nem vale tanto a pena manter esse orgulho todo. 

Nota1: Não vou mentir e dizer que não sou mais orgulhosa, ainda sou e muito. Mas to melhorando.
Nota2: Acredite que se eu "abaixei a cabeça" eu realmente te considero muito. 
Nota3: Ser orgulhosa nunca me acrescentou em nada, pra que manter coisas que não te fazem bem com você?
Nota4: Admitir o erro é o melhor caminho.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.